A Prefeitura de Contagem realizou, na última quinta-feira (06/10), o primeiro desfile do “Empoderamento e Beleza da Mulher Idosa”. O evento, realizado na casa de shows New Texas, no Eldorado, teve o objetivo de exaltar a beleza da mulher que chegou à terceira idade, mostrando que ser uma mulher idosa empoderada estimula o sentimento de independência, bem-estar e propósito.
O desfile contou com a participação de 14 idosas que frequentam o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência em Assistência Social - Cras Ressaca.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, parabenizou a todos os envolvidos na realização do desfile - equipe do Cras Ressaca e da Diretoria de Proteção Básica -, em especial as participantes, por terem proposto a atividade.
“Um momento como esse é uma aula de bem viver. É muito bom estar aqui com vocês. Eventos como esse ajudam a afastar conflitos emocionais dessa fase da vida e também para se sentir mais feliz e realizada. Nós somos mulheres, temos uma caminhada, aprendemos com vocês o que é viver, envelhecer e transformar a realidade mesmo a qualquer tempo. As mulheres podem namorar, podem viver, podem escolher, podem ser munidas com o seu jeito de afirmar a beleza”, destacou a secretária.
Para Eliane Lana, filha de Eny Clarinda Silveira, 79, foi surpreendente ver a mãe no desfile. “Elas renovaram a energia. Esse resgate, o empoderamento e essa crença que elas ainda podem fazer muita coisa é muito bom. Esse relacionamento entre todo mundo é fantástico, traz muito mais alegria para elas e uma nova forma de viver”, destacou.
O aposentado e marido de Ana Maria do Nascimento, 71, Paulo Eloi do Nascimento, contou que foi prestigiar não só a esposa, mas todas as participantes. “Apesar de ter pouco tempo que estamos frequentando o Cras, foi muito bom para mim e para minha esposa. Achei essa ação maravilhosa. Ela também está adorando. A gente pretende continuar por muito tempo participando do grupo e das ações do Cras Ressaca”.
A participante Maria Ângela Pereira, destacou que o grupo de convivência para idosos do Cras contribui em tudo na sua vida. “Me traz paz, amor, carinho, respeito, união e trouxe de volta minha autoestima. Está sendo para mim maravilho”.
As participantes ganharam a produção do cabelo e maquiagem, feitas em parceria com o salão do Dudu Fashion; e o evento contou com apresentações do coral Vozes de Águia e da dança cigana com o grupo de Idosas Arte e Magia.
O grupo de convivência tem por objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Clique e confira as fotos da galeria.